quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Winter's Bone, de Debra Granik


Winter's Bone é passado numa remota região montanhosa da zona central dos Estados Unidos, as montanhas Ozrak. Ali acompanhamos a jovem Ree Dolly (Jennifer Lawrence) que com apenas 17 anos tem de cuidar dos seus 2 irmãos mais novos e de uma mãe doente. O pai, um conhecido traficante da zona está desaparecido desde que foi solto da prisão sob fiança. Como se isto não bastasse para preocupar a jovem ainda lhe aparece o xerife local, Baskin (Garret Dillahunt), que a informa que a casa em que vivem foi deixada como garantia pelo seu pai e caso ele não regresse dentro de uma semana, a família Dolly terá de abandonar a propriedade. Então Rea parte numa jornada pela região à procura do pai e fica a saber que ele andava metido no fabrico de metanfetaminas e dava-se com as personagens mais desagradáveis da região. Pede ajuda ao tio Teardrop (John Hawkes) mas este parece temer algo e diz para ela desistir. Mas mesmo sozinha Rea vai até onde for preciso para salvar a casa onde vive com a familia.

Winter's Bone é um filme independente de Debra Granik que está farto de ganhar prémios por esse mundo fora (Berlim e Sundance incluidos) e foi recentemente nomeado para 4 Oscars, incluindo Melhor Filme e Actriz (Jennifer Lawrence).
É uma história de persistência com grandes interpretações. Jennifer Lawrence é um nome a ter em atenção e John Hawkes vê finalmente o seu talento reconhecido.
Debra Garnik já tinha visto o seu trabalho reconhecido no Festival de Sundance com o seu primeiro filme, Down to the Bone (2004), tendo arrecadado o prémio de realização e Vera Farmiga o de interpretação. Agora arrecadou o Grande Prémio do Juri e Melhor Argumento
Um grande filme que devia ser obrigatório ver.

NOTA: 9/10


1 comentário:

Sarah disse...

Estou ansiosa para ver este filme! Parece estar muitíssimo bom. Gostei do texto (:

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com