quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Animal Kingdom, de David Michod


Esta é a estreia como realizador do australiano David Michod, um nome a ter em atenção nos próximos tempos.
Michod não esconde as suas influências, que vão desde Michael Mann a PT Anderson. Mas Animal Kingdom consegue respirar por si e é uma bela saga criminal.
Apesar de não ser nenhuma santa, Julia Cody protegeu o seu filho de 17 anos, Joshua Cody da sua familia de criminosos, mudou de residência e não os vê há alguns anos. Após a morte de Julia por overdose, Joshua não vê outra alternativa senão contactar a sua avó Janine (surpreendente Jacki Weaver), a matriarca da familia e ir viver com ela e com os seus três tios.
O tio mais velho, Andrew “Pope” Cody (Ben Mendelsohn), assaltante de profissão, é procurado pela policia. Craig (Sullivan Stapleton), é um bem-sucedido mas instável traficante de drogas, enquanto o mais jovem Cody, Darren (Luke Ford), segue ingenuamente os passos do seu irmão mais velho.
Após a morte de Barry Brown, o seu melhor amigo e companheiro de assaltos, Pope jura vingança sobre os policias que o perseguem, o que vai despoletar uma onda de violência. Esta onda de crimes vai afectar para sempre Joshua que terá de decidir de que lado é que fica.

Jackie Weaver está nomeada para o Oscar de melhor actriz secundária, num filme que foi escolhido por Quentin Tarantino como dos melhores de 2010.

NOTA: 8/10


Sem comentários: