terça-feira, 17 de novembro de 2015

O Reino dos Gatos, de Hiroyuki Morita


Haru, uma estudante de 17 anos com problemas de pontualidade, vive sozinha com a mãe. Um dia, a caminho da escola, fica espantada com um gato que transporta um pequeno objecto na boca, e salva-o se ser atropelado por um autocarro. O que ela não sabe é que esse gato é um príncipe do Reino dos Gatos. Nessa mesma noite, Haru recebe a visita de uma delegação do Reino dos Gatos, que lhe apresenta um convite para comparecer perante o rei. Como se tal não fosse suficiente para assustar a rapariga, eis que se vê noiva à força do príncipe gato. Uma voz misteriosa aconselha-a a procurar o Barão, um charmoso gato detective, para a ajudar a libertar-se deste casamento arranjado. Só que antes do Barão a ajudar ela é raptada e levada para o Reino dos Gatos, um mundo mágico, onde os animais falam e comportam-se como gente.



Mais uma viagem fantástica ao extraordinário mundo do Studio Ghibli, aqui com um dos raros filmes não realizados por Hayao Miyazaki (creditado na produção) ou Isao Takahata, sem que esse facto torne o filme inferior.
Pena a edição DVD que saiu por cá não ter dobragem em português para chamar mais público infantil, que de certeza iria adorar esta história.

NOTA: 8/10

Sem comentários: