sábado, 24 de outubro de 2015

Beasts of No Nation, de Cary Joji Fukunaga



Com produção da Netflix, que se lança também no mundo do cinema, e realização e argumento de Cary Joji Fukunaga (Os Sem Nome, Jane Eyre e a primeira temporada de True Detective), Beasts of No Nation é uma história que acontece (já aconteceu e continuará a acontecer enquanto o mundo ignorar) em muitos países do centro de África. Apesar desta história ser fictícia e o país nem ser referido, é bastante óbvia a ligação com as tensões políticas e as guerras civis de vários países do continente africano.
No inicio vemos o jovem Agu (Abraham Attah) e restante família (pai, mãe, irmão e irmã) tentarem adaptar-se à nova realidade de um país em guerra, com a sua aldeia numa zona controlada. Mas tudo muda quando o conflito chega à região onde eles vivem. A mãe e a irmã conseguem fugir para a capital mas os homens da família são confundidos pelos soldados do governo por rebeldes e mandados matar. Apenas Agu consegue escapar embrenhando-se pela floresta adentro até ser capturado por um grupo rebelde que tem um sinistro e alucinado Comandante (Idris Elba). A partir daquele momento Agu fica a fazer parte do auto-proclamado Exercito de Libertação. Este Agu é apenas o rosto de muitos Agus que são tornados homens cedo demais apenas para servir os interesses pessoais daqueles que os comandam.

Fukunaga, que também é o director de fotografia, filma com mestria e mostra todo o horror vivenciado por esta criança. O miúdo Abraham Attah tem aqui uma estreia auspiciosa, não sendo de espantar que apareça nos nomeados para alguns prémios, o mesmo se passando com Idris Elba, cada vez mais a ganhar protagonismo no mundo do cinema. 
Um dos bons filmes que este ano nos mostrou.

NOTA: 8/10

Sem comentários: