segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

discos com história #14 - Nursery Cryme


Este e os discos seguintes dos Genesis deve ter sido aqueles com que fui mais massacrado na minha infância e juventude. Uns são vitimas de bullying por parte dos irmãos mais velhos e seus amigos, eu era "vitima" de Genesis, Pink Floyd, Police e outros.
E eles estudavam estas óperas rock dos Genesis, e ainda hoje sabem as letras de trás para a frente. Aliás, é a unica fase de que gosto nos Genesis. Depois da saída de Peter Gabriel ainda tiveram um albúm mais ou menos com os mesmos ambientes psicadélicos mas depois a coisa descambou.

The Musical Box, o longo tema de abertura foi escrito por Peter Gabriel, baseado num conto de fadas victoriano, sobre um rapaz e uma rapariga que vivem numa zona rura. A rapariga, Cynthia mata o rapaz, Henry removendo-lhe a cabeça com um taco de croquet. Mais tarde ela encontra a caixa de musica de Henry e quando a abre o rapaz volta em forma de espírito e começa a envelhecer rapidamente. Isto faz com que durante alguns instantes ele tenha os desejos sexuais de uma vida inteira e tenta presuadir Cynthia a ter relações com ele. Só que entretanto entra em cena a sua enfermeira que lhe atira a caixa de musica destruindo ambos. Nas apresentações ao vivo, Peter Gabriel aparece com um máscara de velho para os versos finais deste tema.


A capa do album mostra Cynthia com o taco de croquet na mão e algumas cabeças espalhadas no campo, ao seu redor.

Sem comentários: