sábado, 27 de julho de 2013

The Place Beyond the Pines, de Derek Cienfrance

Derek Cienfrance, realizador de Blue Valentine, mostra--nos aqui a história de Luke, um motociclista que faz habilidades num poço da morte de cidade em cidade. Numa dessas suas estadias, Luke (Ryan Gosling repetente com o realizador) tem uma relação com Romina (Eva Mendes) e ao voltar à mesma localidade um ano depois descobre que ela teve um filho seu. Resolve então parar a sua vida de nómada e consegue emprego como mecânico numa oficina local. Para ganhar mais algum dinheiro, o novo patrão propõe-lhe que ele use as suas habilidades na condução para participar numa série de assaltos a bancos. A coisa não corre como o esperado e é então que somos apresentados a um novo personagem, o policia Avery Cross (Bradley Cooper, num registo diferente do habitual, a provar que também se sabe movimentar fora da comédia) que estava no sitio certo à hora certa (ou será "sitio errado, à hora errada"). 
Passam 15 anos e os filhos de Luke e Avery tomam agora conta da acção e os acontecimentos do passado vão voltar a atormentar esta pequena localidade do estado de New York.

O que parecia ser um simples filme de assaltos a bancos e tentativa de recuperar a familia que se ama, passa a algo mais e essa reviravolta surpreendeu-me pela positiva.

O titulo do filme refere-se à forma como os indios chamavam à cidade de Schenectady, onde se passa a acção.

NOTA: 7/10

1 comentário:

Inês Moreira Santos disse...

Um filme muito interessante, com uma mensagem muito mais profunda do que aparenta.

Não bate Blue Valentine mas também merece elogios. :)

Cumprimentos cinéfilos.