domingo, 20 de fevereiro de 2011

True Grit, de Joel e Ethan Coen


Os irmãos Coen regressam com uma nova adaptação do romance de Charles Portis, True Grit. É bom recordar que este mesmo livro já havia sido levado ao cinema em 1969, por Henry Hathaway, com John Wayne a desempenhar o papel de Rooster Cogburn, papel pelo qual receberia o seu único Oscar. Mas se o filme de 1969 valia essencialmente pela presença de Wayne, este é muito mais que isso.

Mattie Ross (Hailee Steinfeld) é uma jovem de 14 anos que contrata o execrável US Marshall Rooster Cogburn para ir no encalce de Tom Chaney (Josh Brolin) que havia assassinado o seu pai. Nesta jornada vão ter a ajuda de um Texas Ranger, LaBouef (Matt Damon) que também procura Chaney.

Os Coen disseram logo que este não era um remake mas sim uma nova adaptação da obra de Portis. Esta nova versão é muito mais negra e menos linear que a dos anos 60, o Rooster de Wayne escondia um lado mais humano o que no caso deste Rooster se torna mais duvidoso.
Como em muitos dos "heróis" dos filmes dos Coen também aqui estes procuram ganhar uma elevada quantia de dinheiro (lembram-se de Fargo e No Country for Old Men, por ex.?). Rooster será pago por Mattie e LaBouef pelo estado do Texas pela captura de Chaney.
A qualidade interpretativa é elevada, não só o desempenho de Jeff Bridges, que regressa aos Coen depois de Dude Lebowski, como dos outros actores (Brolin, Damon e Berry Pepper) e principalmente da estreante Hailee Steinfeld que faz com excelência o papel da obstinada Mattie.
Mais uma vez os Coen contam com a magnifica fotografia de Roger Deakins, e é uma das 10 nomeações que o filme tem nos Oscars do próximo dia 27.
Se eu já havia gostado da versão de Hathaway posso dizer que esta é bem melhor com os Coen a colocarem de novo o Western na rota do sucesso e a juntar mais uma excelente obra à sua filmografia.

NOTA: 9/10


Sem comentários: