terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Inland Empire, David Lynch


Vi este filme já há algum tempo mas tenho andado extasiado com o mesmo. Mas como este é um dos grandes filmes do ano apraz-me dizer qualquer coisa sobre mais uma obra-prima de David Lynch.

Lynch descreve-o como um filme de uma mulher em apuros. Mulher essa que é uma actriz (Laura Dern) que tem a oportunidade de protagonizar um filme que a levará de volta ao estrelato. Só mais tarde é que ela e o actor principal ficam a saber que o filme é um remake de uma obra acabada, filmada num país de leste, da qual se diz ter caido uma maldição, que levou a que os actores acabassem mortos.

A certa altura a personagem de Laura Dern (qual delas?) diz: "Merda, isto parece um diálogo do nosso guião". E de facto tem razão e às páginas tantas vemo-nos mergulhados num labirinto lynchiano onde não sabemos o que é a realidade, o que é o remake e o que é o original. E pelo meio há uma sitcom com personagens com cabeças de coelho, que há medida que nos vamos embrenhando no filme nos parecem perfeitamente normais!!!!

Lynch sabo como nos manipular e constrói os filmes como um puzzle, onde temos de ser nós, os espectadores a fazer a nossa própria interpretação do mesmo.
De destacar o excelente leque de secundários com Jeremy Irons e Harry Dean Stanton à cabeça.

NOTA: 10/10

TRAILER:

Sem comentários: