terça-feira, 20 de novembro de 2007

Letters From Iwo Jima, de Clint Eastwood


Letters From Iwo Jima faz parte de um projecto, juntamente com Flags of Our Fathers sobre a batalha de Iwo Jima, uma das prinicipais do conflito entre EUA e Japão, na II Guerra Mundial (era considerado um porta-aviões natural).

O obreiro deste projecto foi Clint Eastwood e enquanto este fala do conflito visto do lado japonês,Flags of Our Fathers foca o lado americano.
Ambos formam um panorama abrangente e humano, mostrando a visão dos soldados de ambos os lados.

O filme começou a ser pensado em 2005 quando foram descobertas várias cartas numa das grutas da ilha de Iwo Jima e vamos acompanhando alguns dos autores dessas cartas.
Entre eles estão Saigo (Kazunari Ninomiya) um padeiro ingénuo e inadaptado ao cenário de guerra, desmoralizado e descrente numa vitória do seu país, e o General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), conhecedor da cultura americana (havia estudado naquele país) mas determinado a morrer pelo seu império, transmitindo aos seus soldados para que lutem até ao fim e que morram pela pátria apesar de a partir de uma certa altura ele próprio não acreditar nisso.
Este quanto a mim é muito melhor que Flags of Our Fathers e ajuda-nos a perceber melhor a cultura japonesa da época.

Clint Eastwwod filma como só ele sabe, não é por acaso que é visto com o ultimo dos realizadores clássicos de Hollywood.

NOTA: 9/10


Sem comentários: