sábado, 18 de agosto de 2007

Alatriste


Não era dos mais virtuosos homens, nem o mais devoto, mas era um homem de coragem.
O seu nome era Diego Alatriste. Baseado no best-seller internacional, “Captain Alatriste”, de Arturo Pérez-Reverte, “ ALATRISTE” é agora uma super produção escrita e realizada por Agustín Díaz Yanes.

A aventura tem lugar na Espanha Imperial, entre 1622 e 1643 sob o reino de Felipe IV, o penúltimo rei da Casa Real Austríaca. Felipe IV é um monarca fraco e facilmente manipulável, dominado por uma corte corrupta e controlada pela intriga dirigida pelo influente Conde-Duque de Olivares.
Começa o declínio do Império e a sociedade está infestada de contradições. A luxúria e opulência da aristocracia coexistem com a miséria e vulnerabilidade dos cidadãos comuns; lado a lado estão palácios magníficos e casebres em ruínas, elegantes aposentos e tabernas lúgubres. É aí que Quevedo e Góngora escrevem a sua poesia, Velázquez cria as suas pinturas e Lope de Vega estreia as suas comédias.
Este mundo em declínio é o palco para as aventuras de Diego Alatriste, um soldado altivo ao serviço de Sua Majestade que em alturas de paz é um guerreiro contratado em Madrid e Sevilha. Alatriste está apaixonado pela bela Maria de Castro, a actriz mais famosa do seu tempo. Acompanhado pelos seus camaradas de armas, mantêm a promessa feita ao seu pai no leito da sua morte de tomar conta do jovem Iñigo Balboa. Alatriste tenta, em vão, salvaguardar Iñigo da carreira militar e da mulher que ama, a maquiavélica, doce e perturbada Angélica de Alquézar, filha do arqui-inimigo de Alatriste, Luís de Alquézar. Consoante as circunstâncias, Alatriste não é nem aliado nem um rival de Gualterio Malatesta, um guerreiro italiano, cínico e sem escrúpulos. Neste ambiente e com estes personagens, assistimos a intriga e traição, duelos e batalhas, amor e ódio. Tudo revivido através de uma rigorosa e exacta reconstrução da época.

Uma super produção espanhola, com Viggo Mortensen no papel principal.
NOTA: 7/10

Trailer:

Sem comentários: