sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Novo filme de Woody Allen abre hoje festival de San Sebastian

O novo filme de Woody Allen, "Melinda and Melinda", abre hoje o Festival de Cinema de São Sebastião, País Basco. Woody Allen vai receber ainda um prémio pela sua carreira de actor.

Fora de competição, passa amanhã o documentário de Oliver Stone com entrevistas ao presidente cubano Fidel Castro, "Looking for Fidel".

O grande destaque desta edição, de 17 a 25 de Setembro, vai para o cinema latino. Dos 16 filmes em competição pela Concha de Oro, quase um terço são em espanhol: dos realizadores argentinos Carlos Sorin, Adolfo Aristarain e Maria Victoria Menis, um filme do colombiano Victor Gaviria, e um filme espanhol de Manolo Latji.

A América Latina, do Brasil ao México ou à Patagónia, será preponderante nas secções paralelas com filmes de baixo orçamento, documentários políticos ou filmes experimentais. Este ano o tom da selecção oficial será a denúncia da "injustiça da guerra, aumento da pobreza e má distribuição de riqueza", disse o presidente do festival, Mikel Olaciregui, cirado pela agência de notícias AFP.

"Nine Songs", de Michael Wintterbottom, "Silver City", de John Sayles, "Omagh", de Pete Travis, "Inguélézi", de François Dupeyron, "Tarfaya" de Daoud Aoulad-Syad, "Mon père est un ingénieur", de Robert Guédiguian, "Rêve d'une nuit d'hiver" de Goran Paskaljevic ou "Les tortues volent aussi" de Bahman Ghobadi são outros dos filmes em competição.

O actor Jeff Bridges também vai ser homenageado no último dia quando passar "The door in the floor", de Tod Williams

Sem comentários: