sexta-feira, 23 de março de 2012

Grande Ecrã

Dirty Pretty Things, de Stephen Frears
Realizado por Stephen Frears (realizador de The Grifters, Ligações Perigosas, Alta Fidelidade, entre outros), esta é uma história de sobrevivência de dois imigrantes ilegais (ele nigeriano, ela turca) que aprendem que tudo está à venda no submundo de Londres. O nigeriano Okwe (Chiwetel Ejiofor) e a turca Senay (Audrey Tautou) trabalham num hotel em West London, que é uma fachada para actividades ilegais. Uma noite, Okwe faz uma descoberta macabra que coloca os dois num grande dilema e testa os seus limites. Vencedor de alguns festivais europeus, o filme seria nomeado para o Oscar de Melhor Argumento Original, Dirty Pretty Things é um thriller urbano fascinante e difícil de esquecer! Espantosa a interpretação de Ejiofor.
NOTA: 8/10


The Grey, de Joe Carnahan
De regresso a casa, um grupo de trabalhadores de uma refinaria no Alasca vê o seu avião cair ao cruzar a tundra e apenas oito deles sobreviver. Uma matilha de ferozes lobos, semelhantes aos pré-históricos em tamanho e ferocidade, persegue os sobreviventes. Entre eles, John Ottway (Liam Neeson) torna-se líder dos oito que lutam contra as adversidades da natureza e aqueles que os querem caçar, num autêntico contra-relógio. Será que se vão safar?
Mais um filme de sobrevivência numa região inóspita, desta vez com um cheirinho de terror e suspense.
NOTA: 7/10




The Damned United, de Tom Hooper
A história do mitico treinador inglês Brian Clough (excelente Michael Sheen) aquando da sua curta passagem pelo Leeds United (apenas 44 dias), a melhor equipa inglesa da altura. O filme aborda a ascensão de Clough, a forma como colocou o segundo-divisionário Derby County a campeão e a atribulada ida para o Leeds sem o seu braço direito, Peter Taylor para substituir o seu ódio de estimação, Don Revie que tinha ido treinar a selecção inglesa.
Um objecto histórico muito bom para quem gosta de futebol e não só e que nos ajuda a perceber a personalidade difícil (mas que daria frutos) deste génio do futebol britânico que a seguir aos acontecimentos retratados no filme viria a conquistar 2 Taças dos Campeões Europeus com o desconhecido Nottingham Forest. NOTA: 8/10

Sem comentários: