sábado, 9 de abril de 2011

Sidney Lumet, 1924-2011


Lembro-me da altura em que comecei a ficar fascinado por cinema, o que aconteceu muito cedo, dos filmes de um realizador que me despertavam enorme interesse. Os seus títulos eram Serpico e Um dia de Cão e apresentavam-me um actor que não gostei logo à partida mas que hoje é dos que mais adoro.
A partir daí comecei a ficar com atenção a tudo o que este senhor tinha feito e ia fazer. Na altura não tínhamos os mecanismos que temos hoje para ter acesso aos filmes mas sempre havia um ciclo qualquer na RTP que me obrigava a gravar o que de melhor desse.

Missão Suicida, Duas Plateias para a Morte, O Dossier Anderson, Um Crime no Expresso do Oriente, Network, O Veredicto, Fuga Sem Fim, Q & A... and so on... Tudo filmes que me levaram a admirar este homem que agora nos deixa fisicamente.

E como se não bastassem estes ainda fez, há bem pouco tempo um dos seus melhores filmes, de seu nome Before Devil Knows You're Dead, sobre o qual eu falei assim.

E antes de finalizar e como muitos de vocês já estão a pensar: "Este gajo está para aqui a falar mas nem fala da obra prima do homem". 2 minutos de imagens valem mais que 1000 palavras!
Para muitos foi mais bom realizador. Para mim, um mestre da 7ª arte.


Sem comentários: