segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Before Devil Knows You're Dead, de Sidney Lumet


O grande Sidney Lumet está de volta, desta vez com um filme cujo título se baseia num provérbio irlandês que diz qualquer coisa como “Possas estar no céu durante meia hora antes que o diabo saiba que morreste…”

E a história parte de dois irmãos, Andy Hanson (Philip Seymour Hofman) e Hank (Ethan Hawke) com dificuldades financeiras que resolvem assaltar a joalharia dos próprios pais. Andy trabalha numa grande empresa do ramo imobiliário mas grande parte do ordenado vai para o seu nariz ou para as suas veias e ainda por cima gosta de viver bem e dar tudo de bom à mulher, Gina (Marisa Tomei). Para poder pagar tudo isto desvia dinheiro da empresa que vai ter uma auditoria dentro de poucos dias. Hank é o mais novo e mais problemático dos irmãos e anda sempre com dividas até ao pescoço. É ai que Andy, que sempre se achou o mais inteligente tem a ideia de assaltarem a joalheira dos pais. O serviço será fácil e lucrativo uma vez que eles conhecem a loja como a palma das suas mãos. Só que infelizmente para estes irmãos eles já estavam no céu há 35 minutos e o que parecia uma coisa fácil vai-lhes mudar as vidas para sempre. Lumet, realizador com créditos firmadíssimos (Serpico, Um Dia de Cão, Doze Homens em Fúria) mostra que continua em grande forma e o que poderia ser argumento para uma comédia, é transformado em thriller, drama de uma família disfuncional e a história é contado sob vários pontos de vista com vários flashbacks que ajudam a desenvolver a trama.

Este negríssimo drama familiar é de visionamento obrigatório e sem dúvida um dos grandes filmes que estamos a ver neste ano de 2008.


NOTA: 9/10


4 comentários:

zorg disse...

Já estava na lista dos filmes a não perder. Agora leva um sublinhado! :)

João Bizarro disse...

É grande filmaço, Zorg.
Com interpretações de se tirar o chapéu.

Miguel Ferreira disse...

Também gostei muito. A dinâmica dos flashbacks está muito bem montada e o Hofman está mais uma vez extraordinário.Não sabia essa do provérbio;)Um abraço

João Bizarro disse...

Miguel, o Lumet é bom. Mesmo os filmes menores do gajo são de ver.
E o Hoffman está um SENHOR actor.

Pois é, quando o diabo descobriu que morreram...