quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Whatever Works, de Woody Allen


Boris Yelnikoff (Larry David) é um fanfarrão de meia idade, génio da física que sofre de insatisfação crónica e desprezo pelo género humano. Depois de perder a mulher num divórcio, um prémio Nobel e de quase ter perdido a sua própria vida numa tentativa de suicídio mal sucedida, resolve dar largas à sua misantropia e isolar-se numa pequena casa na cidade de Nova Iorque. Um dia encontra à sua porta Melody (Evan Rachel Wood), uma jovem fugitiva do Mississípi, cuja inocência e alegria de viver contagiante contrastam com o cinismo do cientista. Com o passar do tempo a doce rapariga instala-se em sua casa e invade a sua vida, preenchendo todas as lacunas do insatisfeito Boris. As suas vidas parecem perfeitas até ao dia em que os pais dela resolvem aparecer e revolucionar tudo à sua volta...

Este é o regresso de Woody Allen a casa, depois das experiências britânica e espanhola.
E é o Woody Allen de sempre, com o seu humor subtil, espirituoso mas também desencantado com a vida, com o amor, questionando por diversas vezes o sentido da vida e da religião.
Desta vez o alter ego de Allen é Larry David (Seinfeld ou Curb your Enthusiasm) bem secundado pelas excelentes Patricia Clarkson e a jovem Evan Rachel Wood.

NOTA: 8/10


2 comentários:

ADEK disse...

Achei um filme muito agradável que me fez sorrir do início ao fim, e serviu para algumas gargalhadas, ainda. Mas tenho sempre gostado das histórias e humor de Woody Allen, mesmo nos ditos filmes menores dele, pelo que sou suspeita. E acho que Evan Rachel Wood se portou muito bem!

João Bizarro disse...

Eu também sou suspeito para falar do Woody Allen uma vez que é dos realizadores que mais admiro. Tem coisas excelentes e outras menos boas, mas para um realizador que faz um filme por ano era difícil ter todos ao mesmo nível.