sábado, 11 de julho de 2009

Following, Christopher Nolan

Hoje em dia Christopher Nolan é mais que conhecido (e reconhecido), principalmente depois de ter dado um novo tom a Batman, com Batman Begins e The Dark Knight. Mas ele é muito mais que estes dois filmes do herói morcego pois além destes têm outros grande filmes: The Prestige, Insomnia e... Memento. E foi precisamente de Memento que me lembrei ao ver este Following, a sua primeira longa-metragem (apesar de só ter 1 hora e pouco).
Um jovem e perturbado escritor anda pelas ruas a seguir pessoas à procura de inspiração e material de escrita. E é numa dessas perseguições que conhece um ladrãozeco que logo o convence a participar nos seus assaltos e o forma na sua arte... Além destas duas personagens ainda há uma loira por quem o jovem escritor se apaixona, que não é mais que uma das vitimas dos seus assaltos.
Como em Memento também aqui a narrativa anda aos saltos no tempo, sem pontos de referência com as explicações sobre uma ou outra cena em que andamos à nora a serem só dadas mais tarde.
Chris Nolan é um dos melhores realizadores da actualidade e já aqui mostrava ao que vinha.


É um mimo reparar que na porta de casa do jovem escritor está o logo de Batman (este filme é de 98, Batman Begins de 2005)!



NOTA: 9/10


3 comentários:

Roberto Simões disse...

Nunca vi este FOLLOWING, apesar de já ter ouvido falar bastante dele, e de ter ouvido comentários a respeito nos extras do DVD de MEMENTO. Deste nota bem alta! Sabes se há o filme em DVD?

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

João Bizarro disse...

Filipe, não existe edição portuguesa!
Devem haver coisas mais importantes, na certa!

Podes encontrar, por ex. na sendit.com (a 5,49€) mas sem legendas em pt!

http://www.sendit.com/sendit/79736.product?switchcurrency=EUR

Roberto Simões disse...

Ok, obrigado. Eu já imaginava que não houvesse mesmo em DVD.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema