sábado, 22 de novembro de 2008

Filmes de eleição #12 - The Big Lebowski


Começou por estranhar-se e acabou por entranhar-se. A crítica deu-lhe forte e feio na latura da estreia mas hoje já é motivo de culto por esse mundo fora. Desde sites, a encontros de dudes, uma edição em DVD de 10º aniversário e formato bola de bowling, action figures,  tudo se tem feito para louvar este obra prima dos manos Coen sobre um tipo que tem o azar de ter o mesmo nome que um ricaço pelo qal é confundido. E devido a essa confusão verteram águas na sua alcatifa e tudo o que ele quer é uma alcatifa nova. E eu acho que com razão!

É dificil escolher o melhor filme dos Coen porque para mim têm vários brilhantes, mas se tivesse que ser este estaria certamente na luta!



5 comentários:

Luís A. disse...

A seguir a Millers Crossing é o meu Coen favorito. E Jeff Bridges tem o papel da sua vida!

Hugo disse...

Este filme tem a cara dos irmãos Cohen e como escreveu o Luís e talvez o grande papel da vida de Jeff Bridges. O filme vale tb pelo ótimo elenco, Steve Buscemi, John Goodman, John Turturro e Julianne Moore.

Abraço

Jubylee disse...

O meu filme favorito dos irmãos Cohen com um dos meus actores favoritos, claro: Jeff Bridges :D (cujos amigos dizem que ele é "o" Dude)

zorg disse...

Fucking nihilists!

:-)

Paulo Pereira disse...

Sangue por Sangue e Fargo, são as minhas escolhas. Mas este, como diz o João, passou de besta a bestial, tornando-se num fenómeno de culto (merecido, diga-se).

Um pouco na linha do Burn After Reading, com um Jeff Bridges em grande. Merece um lugar de destaque em qualquer dvdteca.