terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Tony Blair pede desculpas às pessoas que inspiraram filme «Em Nome do Pai»

O primeiro-ministro britânico pediu desculpas públicas às famílias Conlon e Maguire, protagonistas do maior erro judicial da história do país, quando 11 inocentes foram responsabilizados por atentados do IRA. A história que deu origem a «Em Nome do Pai», de Jim Sheridan, nomeado para vários Óscares em 1993, com Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlewhaite.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair pediu desculpas públicas às duas famílias que foram alvo do maior erro judicial da história do país, quando 11 pessoas foram encarceradas por ataques bombistas e cuja inocência viria a ser provada muitos anos depois.

Tony Blair comentou o encarceramento por engano de 11 pessoas de duas famílias irlandesas pelos ataques bombistas perpetuados pelo Exército Republicano Irlandês (IRA) em bares de Guildford e Woolwich (Inglaterra) em 1974, afirmando que "lamentava que eles tenham sido sujeitos a tal prova e injustiça". O pedido de desculpas é tanto mais relevante porque foi apresentado às famílias Conlon e Maguire nos seus aposentos privados em Westminster e, numa declaração televisiva, Blair referir que as famílias mereciam "ser completa e publicamente inocentadas".

Um dos chamados "Guildford Four", Gerry Conlon - que foi injustamente condenado por ter colocado as bombas - disse que as famílias tinham ficado satisfeitas com o pedido de desculpas, referindo que Blair tinha falado com muita sinceridade e "tinha ido muito para lá do que pensámos que ele iria, ele tirou tempo para ouvir todos", "podíamos ver que ele estava comovido pelo que as pessoas estavam a dizer. Este foi o culminar de uma luta encabeçada por Conlon durante mais de 30 anos, que afirmou hoje que este foi um dia que nunca esperou que chegasse e que ajudava a curar feridas e revoltas.

Esta acção de Tony Blair tem lugar no momento em que existe um novo impasse no processo de paz para a Irlanda do Norte, após o IRA estar a ser responsabilizado pelo assalto à mão armada a um banco de Belfast que rendeu cerca de 38 milhões de euros, e depois de uma grande campanha na Irlanda para um pedido público de desculpas.

Onze pessoas das famílias Conlon e Maguire foram condenadas erradamente por fazer e colocar as bombas do IRA que mataram sete pessoas e feriram mais de 100 em 1974, por provas forenses que mais tarde foram completamente desacreditadas e por uma conspiração policial que encobriu as provas da sua inocência. A maior parte dos condenados eram membros ou amigos das duas famílias. O pai de Gerry Conlon, Giuseppe, foi preso quando viajou de Belfast para Londres para ajudar o seu filho. Também detidos foram membros da família de Anne Maguire, parentes em cuja casa Giuseppe planeava ficar em Londres. Os restantes detidos foram dois amigos da família.

Giuseppe morreu na prisão. Em 1989, o Tribunal de Apelo invalidou as sentenças dos "Guildford Four" e em Junho de 1991 anulou as sentenças dos chamados "Maguire Seven", libertando todo o grupo. O caso ganhou bastante impacto com o filme «Em Nome do Pai», nomeado para sete Óscares em 1993: Daniel Day-Lewis foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor pelo seu papel como Gerry Conlon, Pete Postlewhaite como Actor Secundário como Giuseppe Conlon, e Emma Thompson como actriz secundária no papel da advogada que após muitos anos conseguiu obter a libertação das famílias.



Sem comentários: