terça-feira, 17 de agosto de 2004

Fahrenheit 9/11

DVD de "Fahrenheit 9/11" lançado em Outubro

O documentário anti-Bush e anti-Guerra do Iraque de Michael Moore, "Fahrenheit 9/11", pode estar na recta descendente da sua carreira comercial nas telas, mas terá ainda uma segunda vida, tanto comercial como política, quando for lançado em DVD a 5 de Outubro nos Estados Unidos, cerca de um mês antes do dia das eleições presidenciais norte-americanas, marcadas para 2 de Novembro.

O lançamento foi confirmado pela Columbia TriStar Home Entertainment, que distribuirá o filme, e, segundo a Reuters, oferecerá alguns bónus "picantes" - cenas que não chegaram à montagem final da versão cinematográfica; o testemunho de Condoleeza Rice, conselheira de Segurança Nacional do Presidente norte-americano George Bush, perante a comissão de inquérito do Congresso aos atentados; e uma conferência de imprensa do próprio Bush antes da sua comparência perante a mesma comissão. Será comercializado com o preço recomendado de 28.95 dólares (23,4 euros).

"Fahrenheit 9/11", vencedor da Palma de Ouro de Cannes, foi lançado nos Estados Unidos nos finais de Junho, tornando-se o documentário de maior êxito nos cinemas, amealhando, de acordo com os últimos dados, 115 milhões de dólares (93 milhões de euros). Apesar de só agora ser anunciado o lançamento em DVD, a imprensa deu conta de que o filme estava já disponível em cópias piratas por todo o lado. Uma cópia (pirata, segundo os produtores do filme) foi mesmo transmitida pela televisão oficial cubana no início do mês, conseguindo milhões de telespectadores.

Em diversos países árabes há também relatos do sucesso de cópias piratas do filme, nomeadamente, segundo a CNN, no Kuwait, onde o filme foi proibido e onde é vendido nas ruas a 3,40 dólares (2,7 euros).

Sem comentários: