segunda-feira, 23 de março de 2015

Whiplash, de Damien Chazelle


Quase todos os anos, nos nomes para os grandes prémios do cinema, surge um filme que corre por fora do chamado circuito comercial. Este ano o eleito foi Whiplash, que foi muito falado devido à excelente interpretação de JK Simmons, como um professor de uma escola de música, que trata os seus alunos à maneira militar. Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista de 18 anos que está obcecado em fazer carreira no mundo do jazz e para isso acontecer entra no no Shaffer Conservatory of Music, uma das mais conceituadas escolas de música do país. É lá que conhece Fletcher, um professor cuja fama de genialidade apenas se compara ao terror que incute aos alunos. A relação entre ambos quase destrói o ultimo pingo de humanidade que restava a Andrew, fazendo-o inclusive deixar de lado a relação com Nicole, uma empregado de um cinema que Andrew costuma frequentar. 

Damien Chazelle filma com mestria, com planos por vezes arrepiantes, que combinam na perfeição com a banda sonora, totalmente composta por música jazz, e no fim deixa-nos um final em aberto dando asas à nossa imaginação. 
Obrigatório.

NOTA: 8,5/10

2 comentários:

P disse...

É brutal, não é?

Qual é a tua cena preferida? Para mim é a do concerto final, quando JK Simmons (Fletcher) diz a Miles Teller (Andrew) que sabe que ele é o ... ;)

João Bizarro disse...

Talvez tenha sido essa, sim. Grande momento.