sexta-feira, 7 de novembro de 2014

The Immigrant, de James Gray



No seu mais recente filme, o 5º da sua carreira e o 4º em colaboração com Joaquin Phoenix, James Gray filma a América, na altura em que era a terra de oportunidades para muita gente que vinha desesperada da Europa. É em Nova Iorque de 1921 que nos encontramos com Ewa (Marion Cotillard) uma emigrante polaca que chega a Ellis Island acompanhada da irmã e tenta entrada para a terra dos sonhos. Após a sua irmã ser metida em quarentena por ter chegado doente, Ewa conhece Bruno (Phoenix), um homem sedutor mas ao mesmo tempo manipulador que a ajuda a entrar mas o preço a pagar será demasiado alto. Logo Ewa se torna refém de Bruno que a obriga a prostituir-se para sobreviver. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), um ilusionista primo de Bruno vai trazer-lhe esperança num futuro melhor. O que ela não contava era com os ciumes de Bruno.

O ponto alto do filme é a forma como James Gray nos arrebata visualmente, transportando-nos para os ambientes da época numa Nova Iorque a fazer lembrar filmes como The Godfather II, de Coppola ou Once Upon a Time in America, de Sergio Leone. 
Marion Cottilard é o retrato de uma mulher em sofrimento naquela época especifica, Joaquin Phoenix, do qual aprendi a gostar já não desilude e a personagem que interpreta é um homem do qual gostamos e odiamos, um farsante que sabe vir com falinhas mansas e enganar quem ele quer. 

NOTA: 8/10

1 comentário:

MercadoImoveis.com disse...

Olá João,

Sou leitor do ::cantinho das artes:: e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o ::cantinho das artes::.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no ::cantinho das artes::.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com