segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Boardwalk Empire - Series Finale


Terminou Boardwalk Empire. Foram 5 temporadas, alguns altos e baixos mas no fim o resultado é positivo.

A acção passa-se maioritariamente em Atlantic City durante a lei seca e nela vemos a ascensão e queda do político Enoch "Nucky" Thompson e da sua passagem para o mundo da máfia, convivendo com os mais poderosos gangsters daquela altura. No fim da 4ª temporada a HBO anunciou que só haveria mais uma temporada e talvez por isso (desconheço se foi esse o real motivo) há um salto de 7 anos da 4ª para a 5ª temporadas, com algumas personagens importantes da série a desaparecerem, porque na realidade foram mortas ou presas durante o período que foi apagado. 
Nesta ultima temporada a época da Lei Seca já lá vai e acompanhamos os anos da grande depressão, iniciada em 1929 (estamos em 1931). Uma das personagens que já não vemos nesta última temporada é Arnold Rothstein, um poderoso mafioso judeu, que foi morto em 1928. O próprio Al Capone (excelente interpretação de Stephen Graham) é preso nesse ano de 1931 mas ainda podemos acompanhar os seus últimos dias de poder a partir do 2º episódio. E é certamente uma das melhores personagens da série. Outras como Lucky Luciano, Meyer Lansky, Bugsy Siegl, estão no momento a chegar ao poder. Estas personagens reais, juntamente com outras ficcionadas (Nelson Van Alden, Eli Thompson, Chalky White, Jimmy Darmody ou Richard Harrow, por ex.) dão qualidade à série.
A novidade apresentada em relação às temporadas anteriores foi a introdução de flashbacks que remetem  para o período entre a infância e a idade adulta de Nucky, a sua relação com o pai e restante família, a sua relação com o Commodoro ou como conheceu Gillian.
Os argumentistas não se safaram nada mal neste salto que a série deu e souberam encaixar na perfeição as personagens que vínhamos acompanhando. O argumentista Terrence Winter esteve ligado a Sopranos, os realizadores dos episódios são, entre outros Tim Van Patten ou Allen Coulter e um dos produtores é Martin Scorsese, que realizou o 1º episódio da série.

Sem comentários: