segunda-feira, 17 de março de 2014

True Detective

“O homem é o animal mais cruel que existe”.



True Detective não é um procedural qualquer em que o principal foco é investigar o caso estabelecido em toda a série, mas sim uma verdadeira auto-descoberta de seus protagonistas, os investigadores Marty (Woody Harrelson) e Rust (Matthew McConaughey). É na complexidade dos dois personagens e nas suas questões mal resolvidas que se constrói uma das séries mais intrigantes dos últimos tempos. O argumento de Nic Pizzolatto deixa claro que todo o ser humano tem os seus próprios fantasmas, e que a vida nada mais é do que uma tragédia particular, onde cada um tem de arranjar a melhor forma de lidar com esses infortúnios.
É nessa premissa que Marty e Rust são chamados para resolver um caso complicado que envolve uma série de desaparecimentos e assassinatos, e 15 anos passados voltam a ser chamados a falar sobre esse mistério que até pode não estar resolvido. E à medida que eles vão investigando o caso eles vão desvendando os demónios que cada um carrega.

Marty é um pai de família, tem esposa e duas filhas, mas precisa de dar as suas facadas no matrimónio para aliviar o stress, como se isso o fizesse ser um melhor chefe de família.
Rust é um individuo assombrado pela perda da filha consequente separação da sua esposa. E é nesta tragédia que a vida de Rust se baseia, tornando-o um ser sombrio e frio. A principal diferença entre os dois é que um já perdeu quase tudo na vida e dá um valor obsessivo à sua perda, enquanto o outro ainda tem o seu lar e a sua estrutura, mas suas acções demonstram que o valor que dá à sua família é por mera necessidade e comodidade. True Detective tem nas mensagens filosóficas um dos pontos fortes e isso nota-se em cada um dos 8 episódios.  Com um argumento sufocante e uma realização (Cary Fukunaga) eficiente, ao longo dos 8 episódios, coisa rara nas séries, que costumam ter mais que um realizador ao longo da temporada.
O elenco é de eleição, com McConaghey a provar que é mesmo um dos actores em melhor forma e Woody Harrelson a não se deixar ficar para trás. Destaque final para a excelente banda sonora, começando logo com a musica dos créditos iniciais. Uma grande série.


Sem comentários: