quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição

Mais uma participação numa iniciativa de outro blog. Desta feita no blog Caminho Largo, de Jorge Teixeira.
Era pedido que, a partir de um Tema (neste caso foi Coragem) indicássemos 3 filmes que definissem esse mesmo tema, assim como O realizador que melhor definisse o tema em questão.



Os filmes foram ordenados cronologicamente. 
Em Stand by Me há uma grande dose de coragem da parte daqueles 4 adolescentes, que partem para o desconhecido em busca do corpo de outro jovem, atropelado por um comboio. Mas é também uma busca interior de cada um deles, um exorcizar dos seus medos e das coisas que os atormentam. Partem nesta aventura para provar à comunidade onde vivem, e principalmente àqueles que os atormentam que são capazes, que também sabem ser heróis. 
Em Saving Private Ryan, filme de Spielberg realizador que também escolhi há desde logo o exemplo de coragem por ser um filme de guerra. Depois há o facto de aqueles homens abandonarem os seus postos de conquista (ou reconquista, como queiram) de um território para irem à procura de UM soldado. 
Escolhi também The Impossible, porque sendo baseado numa história verdadeira é também um grande exemplo de coragem. Depois daquele trágico acontecimento, uma família é separada, não sabem uns dos outros mas não desistem. E no fim acontece aquilo que, como o título do filme sugere, seria quase impossível. 
O tema coragem está inerente em grande parte da obra de Steven Spielberg. Não só neste filme que escolhi, como noutros que realizou. Império do Sol, A Lista de Schindler, Amistad, Munique, War Horse ou Lincoln, são bons exemplos disso. 

O resultado completo pode ser visto aqui

Obrigado ao Jorge pelo convite.

1 comentário:

Jorge Teixeira disse...

Obrigado eu, mais uma vez, pela participação e pela divulgação da iniciativa.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo