terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Les Revenants


Os mortos-vivos voltaram a estar na moda nos últimos anos, com alguns filmes recentes a focar o tema mas principalmente devido à série The Walking Dead, que já é uma das mais vistas de sempre.
Porém aquela premissa do "vírus mortal que vem afectar a humanidade e transforma os humanos em zombies, que por sua vez mordiam os (ainda) humanos e os transformavam (também) em zombies" já começa a tornar-se repetitiva.
E se aos americanos parecia não virem ideias novas para tratar o tema, os franceses chegaram-se à frente e criaram uma série que alterasse as regras do jogo e introduzisse uma nova visão do universo "mortos-vivos".


Les Revenants foi criada por Fabrice Gobert a partir de um filme francês de 2004 com o mesmo título.
A acção decorre numa pequena cidade francesa, perdida no fundo de um vale, à beira de uma barragem.  A tragédia abate-se sobre a comunidade local quando um autocarro, cheio de adolescentes locais, se despenha num precipício matando todos a bordo. Anos depois deparamos com uma cidade ainda em luto, com os habitantes a tentar seguir com as suas vidas, com uns a lidar melhor que outros com a perda. 
É neste momento que uma das adolescente mortas no acidente desce das montanhas e regressa a casa sem memória da sua morte. A alegria dos familiares vai contrastar com o medo que sentem e nos episódios seguintes outros mortos, de outras alturas também começam a regressar.

Cada episódio tem o nome de uma personagem que regressa à vida, em que vemos a forma como morreram e a ligação forte que tinham com a família. Porque é que estas pessoas regressaram à vida qual a sua missão?

Uma segunda temporada já está agendada e, como não podia deixar de ser os americanos preparam-se para fazer um remake.

Nota final para a grande banda sonora a cargo dos escoceses Mogwai.

Sem comentários: