quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jagten, de Thomas Vinterberg


Depois de um divórcio complicado, a sorte de Lucas (Mads Mikkelsen) parece estar a mudar. Uma namorada nova, um novo trabalho e está aplicar-se a reconstruir a sua relação com Marcus, o filho adolescente. Contudo, uma mentira impiedosa que se espalha por toda a comunidade vai mudar o curso da sua vida. A desconfiança abate-se sobre os que vivem na pequena vila dinamarquesa e, perseguido por todos para onde quer que vá, Lucas vai ter de encontrar maneira de provar que não é quem todos julgam ser. 

Os argumentistas Tobias Lindholm e Thomas Vinterberg (que também realiza)abordam um tema dificil e ao invés de o sensacionalizar, é tratado de forma cuidadosa e sensivel, dando enfase ao drama pessoal e à tensão entre os protagonistas, como aliás tinha acontecido no filme de Vinterberg para o movimento Dogma 95, Festen. 
As personagens são bem desenvolvidas, mesmo as que têm papeis mais leves e o filme leva o espectador a tomar vários partidos, embora o foco esteja sempre centrado em Lucas e naquilo que possa ou não ter feito. A realização de Vinterberg ajuda a isto que referi em cima, muitos close-ups, essencialmente focados nos olhos, auxilados por planos longos que ajudam a enfatizar o isolamento de Lucas. 
Mads Mikkelsen tem uma das melhores interpretações que já lhe vi. Sublime. Um dos melhores filmes que vi nos ultimos tempos. 

 *Em Portugal o titulo do filme é A Caça

NOTA: 9/10

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Sem dúvida, um dos melhores filmes dos últimos tempos. Perfeitamente de acordo. Bom texto.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

João Bizarro disse...

Obrigado Jorge.

O filme chegou tarde mas chegou e surpreendeu-me pela positiva. Depois das tentativas em lingua inglesa não pensei que o Vinterberg fosse fazer algo tão bom ou melhor que o Festen.