quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Django Unchained, de Quentin Tarantino


Com a ajuda de um caçador de prémios alemão, um escravo vai tentar resgatar a sua esposa do brutal proprietário de uma plantação do Mississipi.


O amor de Quentin Tarantino por western-spaghetti e filmes blaxploitation é salientado neste Django Unchained. Como sempre Tarantino tenta surpreender e chocar. Quem está à espera de filmes confortáveis o melhor é não assistir a um Tarantino. Os negros são tratados como o deveriam ser na altura da escravatura, os ferimentos de bala, normalmente deitam sangue, se bem que, com Tarantino seja em modo exagerado, como ele bem gosta. E depois há aquele sentido de humor subtil, como por exemplo na cena dos Reguladores (precursores do Ku Klux Klan) a debater acerca dos buracos para os olhos nos carapuços que têm enfiados. O filme tem sido atacado por todos os lados, acusado de ser extremamente violento e racista. Algumas dessas criticas vêm de malta que há anos não faz um bom filme e se preocupa mais em chatear os outros... ainda por cima sem ter visto o filme. 
Nota final para o excelente elenco, sem principais nem secundários. Todos em grande. Já li criticas destrutivas ao Tarantino-actor mas espero que ele continue a fazer papeis destes. É chunga? É. Mas é disto que gosto nos filmes dele.

  NOTA: 9/10

Sem comentários: