quinta-feira, 29 de novembro de 2012

The Dark Knight Rises, de Christopher Nolan


É difícil nomearmos uma trilogia em que todos os filmes sejam de grande qualidade. De facto, com a entrada em cena de Chris Nolan, a saga Batman ganhou um novo alento, e conclui em grande forma a trilogia que define bem o legado do que é realmente esta personagem criada por Bob Kane.


A liderar uma conspiração para destruir Gotham City encontramos um vilão atrás duma mascara, de nome Bane (Tom Hardy). Oito anos antes, em colaboração com o tenente Jim Gordon e com o procurador Harvey Dent, Batman limpou Gotham City de organizações criminosas. Porém, ao assumir-se culpado pela morte de Dent, o homem morcego transformou-se num criminoso perseguido por todas as instituições policiais que antes o respeitavam e com quem sempre colaborou. Agora, a cidade volta a mergulhar no caos criado pelo cruel Bane, o tal adversário mascarado, com um passado sombrio e que planeia destruir Gotham City e todos os seus habitantes. É chegado então o momento de Bruce Wayne voltar ao activo e lutar de novo por tudo aquilo em que sempre acreditou. Mas, após ter sofrido várias desfeitas ele parece não estar preparado para enfrentar este grande desafio.


Depois do brilhante Joker de Heath Ledger, era dificil arranjar outro vilão carismático mas o Bane de Tom Hardy (irreconhecível) safa-se muito bem. Anne Hathaway e Joseph Gordon-Levitt são outros novatos que dão boa conta do recado.

Tim Burton tinha dado o seu tom gótico à saga Batman, Joel Schumacher só faltou acrescentar I Will Survive e YMCA à banda sonora dos seus filmes e finalmente, Chris Nolan revitalizou a saga e mostrou a personagem como ela realmente é, um homem como qualquer um, em busca de alguma justiça.
Se nos lembrarmos, reparamos que Batman é o unico super-herói que é humano. Spider-man foi picado por uma aranha radioactiva e ficou com poderes especiais, Superman vinha de outro planeta. E estes são só os exemplos mais conhecidos. E os filmes de Nolan mostram isso muito bem, mostram a personagem como ser humano que é, com todas as suas limitações e fraquezas. E essa é uma das vantagens desta trilogia que começou em Batman Begins e agora termina, em grande estilo diga-se.
Quem vier a seguir não vai ter a vida nada facilitada.

NOTA: 9/10