segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ornatos Violeta no Coliseu

 No que diz respeito a bandas portuguesas, este é capaz de ter sido dos melhores concertos que vi até hoje, ao nível daquele dos Mão Morta, em Março de 89, num dos pavilhões da feira de Grândola.



Foi um concerto de cerca de 2h30 (mais coisa menos coisa), o que não é normal para bandas portuguesas, muito menos para uma banda que passou (quase) despercebida quando existiu e que só tem 2 álbuns editados.


Um fenómeno de culto um bocado estranho, ainda mais quando reparamos que muito do publico que estava no Coliseu deve ter nascido por volta do ano de lançamento do Cão, primeiro álbum dos Ornatos (como uma rapariga afirmou perto de onde eu estava).

A verdade é que eles são autores de um dos melhores discos da musica portuguesa (não me incomoda nada dizer isto). O Monstro Precisa de Amigos é um disco cheio de enormes canções e que 13 anos depois continua actual.


Quanto a este concerto (o terceiro no Coliseu de Lisboa) tocaram tudo e mais alguma coisa. Para além dos discos já citados, tocaram temas inéditos, temas do 3º disco da caixa que saiu o ano passado e só faltou mesmo o Vítor Espadinha e o Gordon Gano terem subido ao palco para cantar as canções em que participavam. Mas isso nem se notou e o concerto foi grandioso. E só temos pena que eles não nos tenham presenteado com mais anos de actividade porque são grandes músicos, como provam os projectos em que se inseriram pós-Ornatos.

Muito obrigado por mais este grande momento vivido no Coliseu dos Recreios, local onde vi algumas das bandas da minha vida. A eles e à companhia. Antes, durante e depois do concerto.

Antes do concerto fizeram esta "brincadeira" com uma das suas melhores canções, aquela que foi para mim o grande momento do concerto:



PS. Um muito obrigado à minha parceira de outros tascos, Patxi pelas fotos que aqui se encontram.

3 comentários:

P disse...

Excelente review...

Só faltou colocar o nome da fotógrafa. ;)

João Bizarro disse...

Super, hiper, mega-rifixe FAIL!

Quando mandaste estava a pensar em como iria buscar o teu profile e lembrei-me logo de SoAPT. Depois estava tão concentrado a escrever que me esqueci... até da parte de agradecer a companhia (só o fiz depois).

Já corrigido e agora vou ali buscar o cilício e mandar umas chibatadas no lombo.

P disse...

Credo, não era preciso tanto.

O Concerto é que foi um super, hiper, mega concerto.

E para mim também foi, até agora o melhor concerto de Bandas Portuguesas onde já estive presente.

Nunca vi Mão Morta ao vivo, o meu melhor concerto de bandas portuguesas até ao momento estava atribuído a Moonspell ...
Nos anos 90, também.