sábado, 10 de março de 2012

Jean Giraud/Moebius 1932-2012


Chegaram ao fim as aventuras do tenente Blueberry e de John Difool. O desenhador e argumentista Jean Giraud (que para parte da sua carreira usou o pseudónimo de Moebius) faleceu este Sábado, 10 de Março.


Para a eternidade ficam as várias obras de banda desenhada que nos deixou, como as que em cima citei. As Aventuras de Blueberry, criado juntamente com o belga Jean-Michel Charlier e O Incal, criado com argumento do chileno Alejandro Jodorowski.


Muitas outras colaborações na BD, como a que teve com Stan Lee para Silver Surfer. Era fã de Hayao Miyazaki tendo até colocado à filha o nome de Nausicaa.

No cinema a sua arte foi usada em filmes como Alien, Ridley Scott; Tron; O Abismo, de James Cameron ou O 5º Elemento, de Luc Besson.
Em Star Wars, George Lucas baseou-se no mundo de Moebius para algumas das suas criações, entre elas o planeta Coruscant.
Os desenhos de Giraud para o comic "The Long Tomorrow" ajudaram Ridley Scott a criar o ambiente de Blade Runner

RIP GIR/Moebius

2 comentários:

Loot disse...

Foi mesmo um dos maiores que será sempre recordado. Caramba se me pedirem quais as pessoas que acho que foram mais importantes no mundo da BD o nome dele é um dos primeiros.

Em relação ao Difool não tem de terminar, este enquanto o Jodorowsky estiver vivo pode sempre ter aventuras. O Moebius só fez o Incal, depois o Jodorowsky continuou com outros desenhadores a explorar este universo.

Abraço

João Bizarro disse...

Sim, o Moebius só fez os primeiros 6 volumes do Incal.