quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

If..., de Lindsay Anderson


“There’s no such thing as a wrong war. Violence and revolution are the only pure acts” 
  Mick Travis

Malcolm McDowell é Mick Travis (personagem que repetiria com o mesmo realizador em mais dois filmes - O Lucky Man e Britannia), um estudante que, juntamente com alguns colegas, tenta manter a  independência num opressivo colégio interno britânico. Estes estudantes entram em choque com este rígido sistema de ensino, que os castiga, ridiculariza e tortura. Esta opressão vai levá-los a um acto desesperado de consequências devastadoras.

Sátira ao sistema de ensino britanico nos anos 60, que Lindsay Anderson conheceu por dentro, If... é levemente inspirado no hino à anarquia escolar, Zero em Comportamento (1933), de Jean Vigo transportando a intriga para a altura das revoltas estudantis de 1968.


Destaque para a primeira aparição de Malcolm McDowell no grande ecrã. O actor ficaria nos anais do cinema anos depois com o seu Alex de Large, em Clockwork Orange.

Curiosidades: 

  • Cena de sexo explicito, muito ousada para a altura
  • O filme alterna película a cores com preto-e-branco, não por qualquer razão especial mas devido ao facto de o orçamento para a cor ter sido gasto antes do filme estar concluído.
  • Palma de Ouro em Cannes (1969)
NOTA: 9/10

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Um filme muito estranho, nem sempre fácil de seguir, mas certamente que envolve muito o espectador e merece a descrição de filme explosivo. Cumprimentos

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

João Bizarro disse...

Numa época de mudanças este filme deu uma ajuda.