sábado, 19 de março de 2011

The King's Speech, de Tom Hooper


The King's Speech conta-nos uma parte da história do rei George VI (Colin Firth), que ascendeu ao trono de Inglaterra nos anos que antecederam a II Guerra Mundial. Só que este rei sofria de gaguez e numa época em que a rádio era o principal meio de chegar à maioria da população (incluindo as colónias inglesas) era necessário um líder com um discurso forte, mobilizador, que desse alento naquela fase difícil para o país. Ainda por cima o adversário na guerra tinha um lider com uma poderosa fluência discursiva: Adolf Hitler.
Para resolver a questão o rei, ajudado pela sua esposa (Helena Bonham Carter) procura um terapeuta da fala (Geoffrey Rush) e o filme incide essencialmente sobre a relação entre ambos.
O filme está muito bem interpretado e filmado, com uma fotografia boa, mas daí a considerá-lo o melhor filme do ano, como aconteceu nos Oscars, vai uma grande distância.
O prémio de melhor actor para Colin Firth é merecido mas só isso. É daqueles filmes que a Academia gosta e premeia de vez em quando.

NOTA: 8/10




1 comentário:

Roberto Simões disse...

Gostei bastante do filme.

Roberto Simões
CINEROAD