quarta-feira, 14 de abril de 2010

Green Zone, de Paul Greengrass


Paul Greengrass (Domingo Sangrento, Voo 93, Bourne Supremacy, Bourne Ultimatum) e Matt Damon voltam a juntar forças depois dos dois últimos episódios da série Jason Bourne e muitos até se poderão questionar se esta não é uma ida de Bourne ao Iraque, o que nem é negativo de todo, dada a qualidade desses dois filmes.
Greengrass vem da escola realista do documentário social televisivo britânico, com constantes vai-vem da câmara ao ombro, desta vez viaja até Bagdad, logo a seguir à fuga de Saddam para desvendar a vasta teia de mentiras que levaram os EUA a esta guerra, mais propriamente a não existência de armas de destruição maciça. O oficial do exército Roy Miller (Matt Damon) e os seus homens têm por missão encontrar essas armas e seguem informações confidenciais dadas por alguém que ninguém sabe quem é. E à terceira tentativa frustrada de encontrar essas armas, Miller começa a desconfiar que alguma coisa está mal contada naquela história e com a ajuda de um operacional da CIA (Brendan Gleeson) vai tentar descobrir o quê...

Um muito bom filme de guerra e acção, inspirado no livro de investigação do jornalista Rajiv Shandrasekaran. Além dos nomes já citados o filme conta ainda com Greg Kinnear, Amy Ryan, Jason Isaacs, Yigal Naor, Khalid Abdalla (que também já tinha filmado com Greengrass - ele era um dos terroristas em Voo 93).
NOTA: 8/10


Sem comentários: