quinta-feira, 11 de março de 2010

Alice in Wonderland, de Tim Burton


A história deste filme não é aquela a que as nossas avozinhas estavam habituadas a ouvir e que apaixonou várias gerações.
Esta Alice (Mia Wasikowska) tem 19 anos e vive atormentada com o mesmo pesadelo desde os seis com coelhos brancos, gatos que desaparecem, lagartas que fumam. Ela pensa que são sonhos maus e que está a ficar maluca. Um dia após fugir de um pedido insólito de casamento ela vê o coelho do sonho e ao segui-lo cai dentro de um buraco sem fundo que a conduz ao Pais das Maravilhas. Ali, entre poções para crescer e diminuir ela vai ter de ajudar os seus amigos, o Coelho Branco, Tweedledee e Tweedledum, a Ratazana, a Lagarta, o Gato Cheshire, e claro, o Chapeleiro Louco (Johnny Depp) a destronar a perversa Rainha Vermelha (Helena Bonham Cárter) que usurpou o trono à irmã, a Rainha Branca (Anne Hathaway).

Os mundos criados por Tim Burton são por norma geniais e o País das Maravilhas não foge à regra, dando um toque às personagens de Lewis Carrol, personagens essas que estão brilhantemente representadas, com destaque para o Chapeleiro Louco de Johnny Depp e para a Rainha Vermelha de Helena Bonham Carter, com uns toques de loucura que fazem lembrar Bette Davis dos tempos de What Ever Happened to Baby Jane?, com os seus "Off with their heads!"
Por lá também andam Alan Rickman e Stephen Fry como a Lagarta Azul e o Gato Cheshire, Matt Lucas (como os gémeos) e Michael Sheen.(Coelho Branco).

NOTA: 9/10


5 comentários:

ADEK disse...

Gostei. Mas estava à espera de um argumento mais rico. E de mais emoção nos pequenos pormenores (ao jeito "Big Fish", por exemplo...). Mas talvez tenha sido pelas expectativas e pelo longo tempo de espera, admito:)

Anónimo disse...

Na espera para a estréia aqui no Brasil, mas eu tô confiante que é bom!

Abraço!

João Bizarro disse...

É um bom filme mas o Tim Burton já fez melhor

Rui Francisco Pereira disse...

João, dás me o teu email, por favor?

Bruno Cunha disse...

Eu tenho visto críticas e críticas a este filme que dizem que tem uma imagem espectacular e é em 3D, contudo, já se referiram a este filme como mau a outros níveis especialmente por Burton se ter redimido à Disney e ter deixado o seu Cinema burtonesco...

Abraço
Cinema as my World