terça-feira, 3 de novembro de 2009

Som da Frente


O Som da Frente foi um programa que me marcou muito. Estávamos nos anos 80 e eu morava em Grândola. Tive acesso aos Joy Division, Echo and the Bunnymen e outros por parte do meu irmão mais velho. Mas houve uma fase em que senti que queria descobrir por mim aquilo que queria ouvir. Havia o Se7e e o Blitz que divulgavam alguma música boa, mas... não tinham som!
Não havia internet, logo a música não nos chegava como chega hoje. Por isso o Som da Frente surgiu como uma pedrada no charco na malta da minha geração, que como eu não atinava com a música que dava nos top's. O Som da Frente dava tarde e aos dias de semana, mas isso não nos impedia de ouvir o programa e o seu autor de voz grave. Lembro-me de adormecer com a Comercial ligada, som baixo para não acordar a família e até gravar o programa para mais tarde ouvir com mais atenção. E foram muitas as bandas, que hoje são das minhas preferidas de sempre que o António Sérgio me deu a conhecer. Pixies, Stone Roses, Jesus and the Mary Chain, são alguns exemplos.
Quando tive programas na Rádio Clube de Grândola quis que esse programa fossem do género do Som da Frente. Um desses programas até tinha o nome de uma das suas rubricas, Sinais de Fumo.
O Som da Frente marcou uma geração, o António Sérgio é difícil de substituir...

1 comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Ouvi ontem Jesus and Mary Chain na trilha do ótimo filme Encontros e desencontros.

Abraço, aparece!