segunda-feira, 25 de maio de 2009

Filmes de Eleição - #31 - Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, de Stanley Kubrick


Uma das mais geniais comédias de sempre tem a assinatura desse grande génio da 7ª arte que é Stanley Kubrick. No auge da guerra fria, teve a ousadia de fazer este filme recheado de cenas hilariantes que já pertencem à elite das melhores cenas da história do cinema.
Para mim Kubrick foi um dos melhores realizadores de sempre que o cinema nos deu, faltam-me ver dois dos seus filmes mais antigos e dos mais geniais (quase todos) é difícil escolher o melhor.

A luta entre o general (George C. Scott) e o embaixador russo na War Room! O comandante texano do B52, com sotaque à cowboy, Major King Kong e a música dos westerns que acompanha essas cenas. O vilão Jack D. Ripper. O telefonema do capitão Mandrake para o presidente dos EU a partir de uma cabine telefónica... Todas as cenas do Dr. Strangelove... Geroge C. Scott e... Peter Sellers (em três personagens diferentes).
Grandioso.

NOTA: 10/10

Não deixo aqui um trailer mas sim a brilhante sequência final, onde o Dr. Strangelove traça o plano de sobrevivência caso a "doomsday machine" entre em accção! E claro, o brilhante milagre final! Mein Führer! I can Walk!


5 comentários:

Unknown disse...

Apesar do fenomenal trabalho de Sellers em três frentes, o meu papel favorito é mesmo o de George C. Scott. O seu general é qualquer coisa de extraordinário.

Abraço

Carlos M. Reis disse...

Obra-prima.

Anónimo disse...

Ainda não vi. Pelo que tenho lido, é uma lacuna grave a preencher o mais rapidamente possível.

Unknown disse...

Memorável, de facto.

Hug The DJ disse...

10 e meio.