quinta-feira, 5 de março de 2009

Stalag 17, de Billy Wilder

Como devem ter reparado por um dos filmes de eleição (o último que mereceu comentário aqui no Cantinho), Billy Wilder é um realizador que eu muito aprecio, tendo realizado alguns dos filmes mais marcantes da história do cinema.
Este Stalag 17, não sendo um desse é no entanto um filme muito bom sobre um campo de prisioneiros alemão, durante a II Guerra Mundial de onde ninguém consegue fugir.
O filme começa precisamente com a tentativa de fuga de dois sargentos americanos e a consequente morte à mão dos guardas alemães. A partir daqui gera-se uma série de conflitos entre os prisioneiros e os guardas e entre os próprios prisioneiros, com a desconfiança de que o Sgt. JJ Sefton (William Holden, que viria a ganhar o Oscar com este papel) anda a informar os alemãs das actividades da caserna. Todo o filme se desenrola com a tensão habitual de um filme de guerra mas com um refinado sentido de humor à mistura (a guerra tinha acabado há pouco tempo - o filme é de 1953) onde até os alemães eram tratados como uns patetas.


2 comentários:

Álvaro Martins disse...

Nunca vi este filme mas pelo trailer interessou-me. Tenho que o ver e depois dizer de minha justiça. :)

Abraços

João Bizarro disse...

Vale a pena, Álvaro.
Não é o melhor do Billy Wilder (o Sunset Blvd. é de outro campeonato) mas é um bom filme.