terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

The Taking of Pelham 1 2 3, de Joseph Sargent


Este filme de titulo estranho que poucos devem conhecer é um dos muitos a que Quentin Tarantino vai buscar referências para os seus filmes. Neste caso tirou as cores que identificam os criminosos para o seu Reservoir Dogs.

Baseado no livro de John Godey, conta a história do sequestro de um comboio (neste caso do Metro de New York), o Pelham 1 2 3 do título original. E porque é que um bando de criminosos, com nomes coloridos queria sequestrar um comboio? Pelo simples facto de que com reféns lá dentro podem pedir um chorudo resgate. E o que parecia uma coisa estapafurdia poderá tornar-se num masterplan.
Este é um excelente filme de acção, de 1974 com bons actores no seu elenco.
Nomes como o gande Walter Matthau, Robert Shaw (mais conhecido pelo seu papel em Tubarão) e Martin Balsam transportam todo o seu talento para o ecrã.

Para estrear está um remake, realizado por Tony Scott, com Danzel Washington a fazer de Walter Matthau e John Travolta de Robert Shaw. O trailer já por aí anda.

NOTA: 8/10


2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Nunca vi, mas não estranho o remake futuro. Hollywood está sem ideias, daí que o recurso a filmes à muito datados/esquecidos, venha colmatar a falta de imaginação vigente.

Por outro lado, já tinha lido a referência algures, de que Tarantinom o tinha usado para baptismo dos assaltantes de Reservoir Dogs.

Ora aí está uma boa sugestão para os canais nacionais. Em vez dos repetitivos filmes que passam, bem que podiam inovar um pouquinho e passar este.

João Bizarro disse...

Vale bem a pena.
Pelo trailer deste remake não me cheira que venha a superar. Naquele tempo ia-se directo ao assunto. Estes são os "maus", estes são os "bons", o motivo é este e vamos a isto!
Agora dão voltas e mais voltas, elaboram-se muito as personagens muitas vezes sem sentido nenhum.

Atenção que eu gosto muito dos filmes de acção do Tony Scott, tem-nos brindado com filmes de acção muito bons (Spy Game, Domino, Man on Fire, Deja-Vu)... O melhor é esperar para ver.