sábado, 14 de fevereiro de 2009

The Reader, de Stephen Daldry


Agora que andam politicos e até bispos a dizer que o holocausto nunca existiu surge mais um filme a abordar esta perturbante temática!
Baseado na obra homónima de Bernhard Schlink, O Leitor aborda a paixão entre Hanna Scmitz, que foi guarda num campo de concentração e Michael Berg, um jovem de 15 anos. A acção decorre ao longo de várias décadas e evoca os traumas que essa fase da história causaram na Alemanha dos anos 50 (quando se dá o romance) e nas décadas seguintes.
Stephen Daldry que nos havia trazido Billy Elliot e As Horas, ficou a cargo da realização que durante alguns anos esteve para ser feita pelo recém falecido Anthony Minghella. O acordo entre ambos permitiu que Daldry o realizasse ficando Minghella e Sidney Pollack (outro realizador/produtor recentemente desaparecido) com a produção do mesmo.
Kate Winslet está mais uma vez suberba, estando a sua representação entre as 5 nomeações para os Oscars que o filme recebeu. Ralph Fiennes e o jovem David Kross, que interpretam o mesmo papel também estão em forma.

NOTA: 8/10


2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Esperava um bocado mais deste filme. Se pudesse escolher, retirava-o da nomeação ao Oscar de Melhor Filme por outro. Com por exemplo Revolutionary Road ou The Wrestler que bem mereciam.

Abraço.

João Bizarro disse...

Não podia estar mais de acordo, Fernando! Esses que citaste são muito mais filmes do que este.