sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Milk, de Gus Van Sant


Cansado de andar "fechado no armário" devido à descriminação que se fazia aos homossexuais nessa altura, Harvey Milk muda-se com o seu amante para San Francisco e abre uma loja de fotografia na zona de Castro. A partir desse local começa a recrutar apoiantes para a sua causa de defesa, não só dos homossexuais como dos direitos humanos e das liberdades. A sua persistência torna-lo-ia no primeiro homossexual eleito para um cargo politico nos Estados Unidos e depois de uma dura batalha para chumbar uma lei que descriminava os homossexuais ele e Mayor de San Francisco são assassinados por um adversário politico em plena City Hall (o sínónimo de edificio da Câmara Municipal - ou passos do concelho - nos EU).
Filmado com grande realismo por Gus Van Sant, com as filmagens a serem feitas em San Francisco e na propria rua onde Harvey tinha a loja, Milk é um grande filme sobre um grande homem que soube lutar até ao limite por aquilo que defendia.
Enormes interpretações, principalmente de Sean Penn, bem acompanhado por James Franco, Emile Hirsh e Josh Brolin. Entre outros secundários.

NOTA: 9/10


2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Lá está. Num comentário mais abaixo defendia que Sean Penn era um actor de um calibre difícil de encontrar, com uma qualidade ímpar. Mais uma prova, agora na pele de Milk.

ps: Não te esqueças, nos secundários, do Diego Luna. O puto é bom, com muito talento...

João Bizarro disse...

Sem dúvida, Paulo. Aliás o Van Sant puxa sempre pelo melhor dos actores/actrizes. Sejam eles conhecidos ou desconhecidos (como no caso do Elephant ou do Mal Noche).