quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

The Boy in the Striped Pyjamas, de Mark Herman


O Rapaz do Pijama às Riscas é um filme comovente, baseado na obra homónica, de John Boyne.
A acção passa-se durante a II Guerra Mundial onde a família de um militar alemão se muda da cidade para o campo devido ao novo trabalho do Pai! Aborrecido por não ter com quem brincar Bruno, o filho mais novo decide explorar os arredores da nova casa e encontra uma "quinta" cercada por arame farpado com um menino da idade dele, com um "pijama" às riscas, sentado do outro lado daquela vedação. Os dois tornam-se amigos, apesar de Bruno estranhar o porquê de Shmuel não poder sair da sua "quinta". Esta amizade de efeitos devastadores irá arrancar Bruno da sua inocência.

De Mark Herman só tinha visto até agora um filme de 1996 com Ewan McGregor, Brassed Off. E nesta adaptação do livro de John Boyne está a ensinar aos mais novos o efeitos do Holocausto.

Curiosidade: Embora nunca se diga no filme qual é o campo de concentração sabe-se que Awshwitz era o único com mais que duas chaminés crematórias!

Nota: 8/10


2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Filme com temática importante pois ainda há quem insista em defender, publicamente, que o holocausto não existiu. Basta ver a recente polémica na igreja, com um bispo inglês a desdramatizar os efeitos dos campos de concentração. Já não bastava o presidente do Irão...

João Bizarro disse...

Ignorância ou má fé?