domingo, 25 de janeiro de 2009

Vals Im Bashir, de Ari Folman

Numa palavra: IMPRESSIONANTE

Valsa com Bashir relata em genero de documentário os acontecimentos aquando da 1ª Guerra do Libano. Ari Folman era na altura um soldado israelita e agora relata as suas dificuldades em se lembrar do que que aconteceu na altura. Principalmente dos massacres que ocorreram nos campos de refugiados de Sabra e Shatila feitos pelos apoiantes de Bachir Gemayel, cristão falangista, aliado dos israelitas, assassinado pouco tempo depois de ser eleito presidente do Libano e com o consentimento do comando israelita, às ordens de Ariel Sharon (mais tarde 1º ministro do país)!

Folman vai à procura de respostas e do que o faz querer esquecer aqueles acontecimentos.
Além de vários prémios internacionais, incluido o Golden Globe para melhor filme estrangeiro, Valsa com Bashir está nomeado ao Oscar da mesma categoria.

NOTA 9/10



5 comentários:

Hug The DJ disse...

fabuloso!

João Bizarro disse...

;)

Paulo Pereira disse...

Segundo tenho lido, impressionante. Não pretendendo ser maniqueista, mostra sem pretensões políticas o horror da guerra no Médio Oriente, onde a irracionalidade e radicalismo de ambas as partes tem provocado tragédias inimagináveis.

Este é daqueles para se comprar a edição especial, em DVD (esperando que ela não demore muito) e guardar entre os melhores.

João Bizarro disse...

Sem dúvida Paulo. E espero que seja uma bela edição, cheia de extras!

Jubylee disse...

Também gostei bastante. O que não achei muita piada foi ter de me deslocar a Lisboa de propósito para o ver. Este Portugalinho não muda nem por nada...