quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Filmes de Eleição #19 - Castle in the Sky

Mais uma obra prima do mundo maravilhoso de Hayao Miyazaki. A malta da minha geração certamente se lembrará dessa mítica série que é Conan, o rapaz do futuro. Mas na altura não dava muita importância a quem era o criador daqueles desenhos animados fabulosos, queria era ver as aventuras do rapaz que saltava de um arranha céus e caia de pé como os gatos.
O nome Miyazaki só me chegou quando fui ver a uma sala de cinema a Princesa Mononke. E fiquei logo fascinado e a querer conhecer mais sobre este senhor. Foi então que soube que tinha sido ele a inventar Conan e tem o seu nome ligado a outras séries míticas como Heidi e Marco.

O meu fanatismo levou-me a mandar vir do Japão (via e-bay) uma caixa com todos os filmes do Studio Ghibli até então (Princesa Mononoke era o último na altura) e ao conhecer toda a colecção do senhor verifica-se que o que tinha visto no Conan e na Princesa não tinha sido uma gota num oceano. Este senhor cria universos fascinantes que vale a pena conhecer.

Este Castle in the Sky (inédito por cá em cinema e home video) conta a história de Pazu, um rapaz que encontra uma menina que caiu do céu (literalmente) . Ela é perseguída por piratas, exercito e agentes secretos do governo. Juntos vão tentar perceber quem ela é e porque a perseguem. Essa busca vai levá-los a um castelo flutuante de uma civilização perdida.

Uma obra prima deste mestre que também nos trouxe Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro


Sem comentários: