quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

The Big Lebowski, Joel e Ethan Coen


O que fazer num feriado chuvoso e frio quando não se tem nada para fazer (ou não apetece fazer o que se tem para fazer)?
Depois de alguma reflexão conclui que já não via o Dude há algum tempo, aliás ainda nem tinha visto a Edição Especial em DVD que tinha na prateleira há espera de visualização.
Achei que era altura e assim foi!

E foi estimulante rever toda aquela panóplia de situações de novo e reparar nas semelhanças que a história tem com os clássicos de Dashiell Hammett ou Raymond Chandler, levados aos cinema nos anos 40 com Bogart como protagonista.
Claro que aqui a intriga é transportada para o universo dos Coen e o resultado é um dos melhores filmes desta dupla altamente criativa.

A história para quem não a conhece começa com uma urinadela no tapete do Dude que chateado vai pedir satisfações à pessoa pela qual foi confundido. Até aqui tudo muito bonito não fosse o Dude ser contratado pelo seu homónimo para se armar em detective privado e tentar resgatar a esposa do milionário. Bowling, niilistas, uma filha que quer procriar, muita marijuana, uns amigos sui-generis, uso exaustivo da palavra fuck e uma série de grandes intepretações compõem esta enorme comédia.

NOTA: 10/10

Ainda bem que me lembrei de colocar este comentário hoje pois aproveito para dar os parabéns pelo 59º aniversário de Jeff "Dude" Bridges.
Os Sagitários são todos bons!!!


Eis algumas das cenas mais hilariantes:

6 comentários:

Hugo disse...

Provavelmente é o melhor papel de Jeff Bridges, num filme engraçadíssimo.

Acabei de assistir "Queime Depois de Ler" que é muito engraçado, lembra um pouco "Fargo" e tb a palavra Fuck é dita uma centena de vezes.

Abraço

Daniel S. Silva disse...

Pode parecer estranho, mas ainda não vi este filme... Já ouvi muitas boas coisas sobre ele e pelo vídeo que deixas, parece ser mesmo muito engraçado...

Tenho mesmo que ver este filme!

Abraço!

Jubylee disse...

Para mim uma das melhores cenas é a entrada em cena de Jesus ao som de Gypsy Kings (numa versão muito interessante de Hotel California). Está lá no topo!

Tenho de voltar a ver isto! Urgentemente!

João Bizarro disse...

Hugo: O Jeff Bridges tem outros bons papéis mas neste está de facto brilhante.

Dan: Um filme que deve fazer parte de qualquer DVDteca.

Izzi: Eles escolhem-nos a dedo e fazem guiões especificamente para alguns actores.
Neste filme criaram as personagens do John Goodman, do Steve Buscemi e do John Turturro (Jesus) a pensar neles.

Unknown disse...

Apesar de não ser o meu filme preferidos dos irmãos Coen - será sempre "Barton Fink" - este é um dos grandes filmes deles.

João Bizarro disse...

Barton Fink, outro grande filme dos manos.

É dificil para mim dizer qual o melhor filme deles. Têm vários de grande nível: Barton Fink, Fargo, Miller's Crossing, Big Lebowski, No Country for Old Men, O Brothe Where Art Thou...