quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Michael Crichton, 1942-2008


Escritor e argumentista, autor de Jurassic Park que viria depois a ser adaptado por Spielberg ao cinema. Médico de formação escreveu principalmente obras dedicadas à ficção científica.
Além de Jurassic Park teve várias outras obras adaptadas ao cinema: Mundo Perdido (continuação de Jurassic Park, também de Spielberg), The Andromeda Strain (Robert Wise e recentemente uma mini-série), Sol Nascente (de Philip Kaufman, com Sean Connery), Revelação (de Barry Levinson, com Michael Douglas e Demi Moore), Congo (de Frank Marshal), A Esfera (de Barry Levinson), O Ultimo Viking (de John McTiernan - baseado na sua obra "Eaters of the Dead").
Foi um dos criadores da famosa série Serviço de Urgência. Os seus últimos livros publicados em Portugal são Estado de Sítio, um descrito como um eco-thriller e Next, um thriller sobre genética.

Dele tenho os livros Parque Jurassico e Sol Nascente que são muito bons, não conseguindo as adaptações ao cinema chegar perto da grandiosidade das obras, principalmente no segundo caso.

4 comentários:

Pedro disse...

Doença?

João Bizarro disse...

Sim. Lutava contra o cancro há algum tempo mas parece que foi inesperado!

Paulo Pereira disse...

Tinha lido no jornal, mas em tantos blogues e sites tugas de cinema que frequento, és o primeiro a publicar umas linhas sobre o facto...

Dono de uma mente prodigiosa, revitalizou a indústria com alguns argumentos poderosos, criando cenários e locais exuberantes.

O ponto alto, claro, o universo de Parque Jurássico.

João Bizarro disse...

Como já disse Paulo, comprei e li 2 livros dele. Já há bastante tempo.
O Parque Jurássico ainda antes do filme estrear e pouco tempo de pois o Sol Nascente.
O Parque Jurássico quando estreou senti uma felicidade por ver aquele grande livro transposto ao grande ecrã e uma desilusão por não atingir a grandiosidade da obra escrita. Também era dificil dados os pormenores contidos no livro... Já o li 3 vezes!
O Sol Nascente gostei muitíssimo mais do livro que do filme. Se bem que o papel do John Connor está bem entregue ao Sean Connery.