terça-feira, 29 de julho de 2008

The Dark Knight, de Christopher Nolan*


É raro, quase improvavel entrar numa sala de cinema com enormes expectativas e sair de lá não só com essas expectativas completamente superadas como totalmente banzado com aquilo que tinha acabado de ver.

O filme é realmente muito bom, com um argumento bem conseguido pelos irmãos Nolan e nem a sua extensão me incomodou porque ficaria ali mais uns minutos a ver aquela obra de arte.
Como sempre a realização de Chris Nolan é excelente, quer seja nos planos abertos da cidade de Gotham ou nos fechados das expressões das personagens.
Fotografia (aqueles tons azulados caem que nem ginjas no ambiente sombrio do filme), montagem, caracterizações tudo do melhor que se tem visto.
No que diz respeito às interpretações, Christian Bale é o Batman de eleição. É um dos meus actores preferidos, na sua geração e mais uma vez porta-se à altura.
Micahel Caine é Michael Caine e o papel do mordomo Alfred assenta-lhe como uma luva, assim como a Morgan Freeman como Lucius Fox (ou não se tratassem de dois dos melhores actores da actualidade). Gary Oldman (James Gordon) é um grande actor e está ao seu nível mais uma vez. Maggie Gyllenhall, como Rachel Dawes é muito melhor que Katie Holmes mas para mim a melhor surpresa foi a interpretação de Aaron Eckhart (Harvey Dent/Two Face) numa interpretação sublime.
Já só me falta falar na melhor intrepretação de todas, aquela de que todos falam e desde que começaram a aparecer as primeiras imagens se dizia que era um Joker sublime.
Não querendo fazer comparações com outros vilões, mas este Joker de Heath Ledger é genial em toda a sua essencia, é daqueles vilões que nós ganhamos simpatia e do principio ao fim a sua presença enche o ecrã - a cena da saida do hospital é genial e arrepiante. Fala-se em Oscar póstumo e quanto a mim é mais que merecido.


O filme ocupa neste momento o nº 1 no imdb e continua a bater vários records havendo quem ache que é o melhor filme de super-heróis de sempre.
Não querendo entrar em comparações, apenas digo que é um dos melhores até porque pode viver à vontade com os Batman de Tim Burton, que também são dos filmes geniais tendo o realizador transportado Gotham City para o seu próprio mundo.

Por falar em filmes de super-heróis ou baseados em comic-books, vêm aí grandes surpresas...
Será The Dark Knight o filme do ano?

NOTA: 10/10
Sugestão: Batman, de Tim Burton



*este post é dedicado ao grande actor em que se estava a transformar Heath Ledger!

2 comentários:

Unknown disse...

Não será só o filme do ano, mas sim o filme dos últimos anos...

João Bizarro disse...

Já me estou a preparar para o ver outra vez!