terça-feira, 4 de março de 2008

Haverá Sangue, de PT Anderson


Haverá Sangue, de PT Anderson é uma experiência cinematográfica fora do normal. Cinco anos depois do seu ultimo filme (Punch-Drunk Love), o realizador de Boogie Nights e Magnolia ainda pode ser durante este período assistente de realização de um dos seus mestres, Robert Altman no seu ultimo, filme Bastidores da Rádio.
Haverá Sangue (There Will Be Blood, no original - baseado livremento no romance Oil de Upton Sinclair) é um épico sobre um prospector de petróleo, Daniel Plainview (Daniel Day Lewis), um homem ambicioso e sem escrúpulos disposto a tudo para conseguir o que quer.
Começa com ele à procura de ouro e prata para depois se virar para o sangue da terra.
Os primeiros 20 minutos de filme sem qualquer diálogo, apenas ao som da magnifica banda sonora e o final são dignos exemplos desta magnifica experiência cinematográfica. Mas o que move grande parte do filme é o confronto entre Palinview e o jovem pregador Eli Sunday que se aproveita da exploração petrolífera das suas terras.

Estou habituado a ver grandes interpretação a Day Lewis (O Meu Pé Esquerdo, Em Nome do Pai, Gangs de Nova Iorque) mas esta é completamente fora de série e o Oscar que acabou por ganhar é mais que justo. Paul Dano, no papel do jovem pregador (ou pecador?) que vai tirando o demónio do corpo das pessoas, tem também um registo impressionante. Ele que já havia estado muito bem em Little Miss Sunshine.

Espero que não tenhamos de esperar mais 5 anos para voltar a rever um filme do grande Paul Thomas. Mas se for da qualidade deste a espera vale a pena.

Nota final para a magnifica banda sonora de Jonny Greenwood (guitarrista dos Radiohead). É raro sentir que uma banda sonora encaixa na perfeição no filme. Acontece isso com esta.

NOTA: 10/10

4 comentários:

Hug The DJ disse...

10/10 indead!

:)

Jubylee disse...

Não tenho nada a acrescentar, mas queria apenas dizer que concordo em pleno contigo. Gostava era de ver mais Paul Dano no futuro, não achas?

João Bizarro disse...

O Paul Dano é um actor que promete muito.

Principalmente depois de Little Miss Sunshine e deste.

Tem um filme do Spike Jonze programado para 2009 que promete.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.