sábado, 19 de janeiro de 2008

Atonement, de Joe Wright


No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis (Saoirse Ronan), na altura com 13 anos, vê a irmã mais velha, Cecília (Keira Knightley) e Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amigo de infância, em várias situações de grande tensão sexual e a sua visão distorcida da realidade levam-na a acusar Robbie de um crime que acontece nessa noite. Longe estava ela de imaginar que essa acusação iria mudar a vida de todos.

Mais tarde, durante a II Guerra, Cecília e Robbie tentam sobreviver a um passado envenenado, enquanto Briony, já adulta, tenta remendar o mal que cometeu.

Baseado no romance do escritor britânico Ian McEwan e realizado por Joe Wright (o mesmo de Orgulho e Preconceito) que tem uma excelente direcção neste filme. As interpretações são muito boas, a fotografia é excelente e ainda tem uma banda sonora do melhor que se tem ouvido ultimamente.

Expiação é desde já o primeiro grande filme estreado em Portugal em 2008, vencedor recentemente do Golden Globe para melhor filme.

NOTA: 9/10


3 comentários:

Hug The DJ disse...

convenceste-me a ir vê-lo!
sabes como é, quando se gosta muuuito do livro e depois o filme, normalmente desilude... mas com nota 9/10, d'hoje não passa!

C:)

João Bizarro disse...

Atenção que eu ainda não li o livro...

Cataclismo Cerebral disse...

Também gostei do filme, cruza bem o classicismo de outrora com uma narrativa não-linear típica da actualidade.