segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Eastern Promises, de David Cronenberg



Este final de ano está-se a revelar surpreendente quanto ao numero de grandes filmes que têm estreado.

Desta vez é o regresso de David Cronenberg, depois do grande Uma História de Violência, mais um grande filme.

A premissa:
Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen) é um russo misterioso a trabalhar como motorista da mais importante família criminosa de Londres originária da Europa de Leste, parte da organização Vory v Zakone. Gerida por Semyon (Armin Mueller-Stahl), cujo charme de chefe-de-sala do restaurante Trans-Siberian esconde na perfeição uma alma gelada e brutal, a fortuna da família é delapidada pelo filho Kirill (Vincent Cassel), mais ligado a Nikolai do que ao pai. Mas a cautelosa existência de Nikolai é abalada quando no Natal se cruza com Anna Khitrova (Naomi Watts), uma parteira do North London Hospital. Anna anda preocupada com o caso de uma rapariga muito jovem que morreu quando dava à luz. Anna decide então tentar encontrar familiares da criança, aproveitando o diário da mãe, escrito em russo. Mas ao remexer nos assuntos nele descritos, Anna mais não faz do que desencadear a fúria da Vory.

Cronenberg é o realizador do fantástico, que gosta de mostrar a mutação do corpo e da mente, são disso exemplo A Mosca, Naked Lunch, Crash, e até Uma História de Violência.
Esse aspecto volta a estar presente neste filme e nele vemos uma das cenas de violencia mais reais de que me lembro de ver no cinema. É passada nuns banhos turcos com um nu frontal de Viggo Mortensen incluido.
Viggo Mortensen que tem o melhor desempenho da sua carreira (assombroso) excelentemente secundado por Vincent Cassel e Armin Mueller-Stahl.

NOTA: 10/10

Trailer:

Sem comentários: