quinta-feira, 20 de setembro de 2007

The Bourne Ultimatum, de Paul Greengrass


Se há filmes de acção que não têm desiludido esses são os filmes de Jason Bourne, espião, com licença para matar e amnésico.

Estreia agora The Bourne Ultimatum (por cá conhecido como Ultimato), terceiro e ultimo filmedesta saga que veio revolucionar o cinema de espiões.

Tudo começou com Bounre Identity (2002), de Doug Liman, onde viamos Jason Bourne a ser pescado por um barco de pescadores, ferido e sem se lembrar de absolutamente nada, tendo ainda se se livrar de uns assassinos contratados para o eliminar.

No segundo filme da saga, Bourne Supremacy (2004), de Paul Greengrass, Jason pensa que está a salvo na India, na companhia da sua namorada, mas parece que alguém continua a querer eliminá-lo e lá tem ele de voltar a usar as suas artes de assassino para tentar sobreviver.

No filme que agora estreia dois jornalistas desaparecem mesteriosamente enquanto investigam a secção Treadstone, uma iniciativa secreta da CIA para encobrir acções secretas e ilegais, a que Jason pertencia antes de ficar amnésico. Jason continua a investigação desses jornalistas, tentando esclarecer o seu passado e ajustar contas com a organização que tenta eliminá-lo.

A serie tem vindo a melhorar de filme para filme, a que não será alheio o facto de Paul Greengrass realizar os dois ultimos filmes. Greengrass que além destes dois filmes tem ainda no curriculum filmes como Domingo Sangrento, que nos fala do massacre sobre uma marcha pacifica de irlandeses em Janeiro de 1972 e United 93, excelente filme sobre o unico avião que não chegou ao destino que os terroristas queriam no 11 de Setembro.

Estamos assim perante o melhor filme da saga do espião que Matt Damon imortalizou, aqui bem secundado por gente como Julia Stiles, David Strathairn, Scott Glenn, Joan Allen ou Albert Finney.

NOTA: 8/10
Trailer:

2 comentários:

Pedro disse...

Gosto do Damon e gosto de o ver nestes filmes. Muito bom.
Espero q o terceiro mantenha o nivel dos anteriores.

João Bizarro disse...

Não sei se este não será o melhor dos 3.